top of page

História

Madeira Orienteering Festival

O Madeira Orienteering Festival surge em janeiro do ano de 2008 no seio do Clube de Montanha do Funchal, em estreita colaboração com a Secretaria Regional do Turismo, e a Associação de Promoção da Madeira, com o objetivo claro de projetar a modalidade (e os seus terrenos) de Orientação além fronteiras. Esta iniciativa incidia numa ótica de captar alguns dos melhores atletas mundiais a experimentar os terrenos locais ao mesmo tempo que incentivava a capacitação técnica dos atletas locais.

A primeira edição do MOF levou cerca de uma centena de atletas a conheceram as serras madeirenses através da Orientação, contando com a presença de 35 atletas estrangeiros, oriundos de países como Estónia, Finlândia, Hungria, Suécia e Suíça. Para além destes, contou-se com atletas de clubes da Região Autónoma da Madeira, tais como Clube de Montanha do Funchal (clube organizador), Clube Aventura da Madeira, Ludens Clube Machico, CP Telecom, Exército e GD Estreito.

Assim sendo, o Clube de Montanha do Funchal rascunhou um esquema que foi posto em prática entre os dias 23 e 25 de janeiro de 2008, com um total de quatro etapas distribuídas pela vertente Leste da ilha da Madeira, mais propriamente no Poiso (1.ª etapa); Caniçal (2.ª etapa); Queimadas (3.ª etapa) e Machico (4.ª etapa). 

equipa organizadora do MOF 2009.jpg

Equipa organizadora do MOF 2009 com o atleta Thierry Gueorgiou

Nos ano seguinte a organização do Clube Montanha do Funchal decidiu manter o mesmo esquema de prova, dividido em quatro etapas, três provas de distância média e por uma prova noturna de sprint, distribuídas pelo Fanal (1.ª etapa); Poiso II (2.ª etapa); Porto da Cruz (3.ª etapa) e Paúl da Serra (4.ª etapa). 

Neste ano o MOF realizou-se entre os dias 28 e 30 de janeiro de 2009 e contou com 150 atletas inscritos, sendo 80 estrangeiros com destaque para o atleta francês Thierry Gueorgiou campeão do mundo entre 2003 a 2008 (à época).

Refira-se que, curiosamente, a 4.ª etapa prevista para o Paúl da Serra acabou por ser cancelada por motivos de índole meteorológica (neve), facto raro por estas paragens.

Em 2010 foram realizadas quatro etapas, distribuídas pelo Caniçal (1.ª etapa); Machico (2.ª etapa); Chão da Lagoa (3.ª etapa) e Santo da Serra (4.ª etapa). 

Neste ano o MOF realizou-se entre os dias 26 e 28 de janeiro de 2010 e contou com, aproximadamente, 100 atletas inscritos.

Após um interregno de 5 anos, em 2016, o Clube Montanha do Funchal organiza a quarta edição do Madeira Orienteering Festival, assumindo o fim de semana como período ideal para a realização do evento. Assim sendo, neste ano de retoma, decidiu-se pela realização de três etapas, todas na área circundante do Poiso. 

No ano de 2016 o MOF realizou-se entre os dias 16 e 17 de janeiro e contou com 81 atletas inscritos, todos de nacionalidade portuguesa.

Número de atletas inscritos por edição

gráfico n de atletas por edição.png

No ano de 2017, dá-se seguimento à quinta edição deste evento com enfoque num novo impulso ao cariz nacional e internacional do evento. Assim sendo, retomou-se a estratégia de promoção do evento junto da comunidade orientista nacional e estrangeira tendo colhido um total de 154 atletas inscritos de 6 nacionalidades distintas.

Esta edição realizou-se entre 9 e 12 de fevereiro e caracterizou-se por ser a única edição (até à data) com 5 etapas realizadas, sendo elas distribuídas pelo Funchal (1.ª etapa); Fanal (2.ª etapa); Porto Moniz (3.ª etapa); Poiso I (4.ª etapa) e Poiso II (5.ª etapa).

bottom of page